Existe uma sequencia correta para ligar os pedais de efeito?
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por Dr. Alexandre Berni
No post de hoje resolvi contribuir com
um assunto exaustivamente discutido via internet há muitos anos, com
difícil consenso ou até mesmo uma resposta que expresse a verdade
absoluta. O que existem são recomendações das fábricas ou sugestões
pessoais de vários músicos sobre a sequencia mais correta (na opinião deles) em que devem ser colocados os pedais no pedalboard. Por exemplo, o Gustavo Guerra gravou dois vídeos no canal YouTube da SANTO ANGELO sobre este tema. Confira:
CADÊNCIA DE PEDAIS by GUSTAVO GUERRA Parte 1CADÊNCIA DE PEDAIS by GUSTAVO GUERRA Parte 2
Como já disse várias vezes aqui no blog
da SANTO ANGELO, a busca por timbres de guitarra que satisfaçam ao
músico chega a ser uma obsessão que eu acho totalmente saudável, pois o
timbre do nosso instrumento musical é o “transmissor” da emoção para os
nossos ouvidos e para os ouvidos dos outros. Por isso, é que sempre
estamos testando, comprando, vendendo ou trocando nossos instrumentos e
respectivos pedais e outros acessórios. Afirmo novamente que como não
existe a verdade absoluta, vocês devem experimentar muito, pesquisarem e
usarem, dentro das possibilidades financeiras de cada um, tudo o que
for possível para atingir um timbre que agrade seus ouvidos. E por falar
nisso, brevemente explicarei melhor como cuidar da sua saúde auditiva.
Quando eu era adolescente, tinha uma
guitarra Tonante e uma caixa amplificada que apresentava um timbre que
infelizmente não me desagradava, mas foi o que eu tive condições de
comprar. Pensei na época em comprar um pedal para melhorar o timbre.
Consegui comprar um pedal de efeito de Heavy Metal da marca Chorus, que
não existe mais. Naquela época, só quem tinha boas condições financeiras
conseguia comprar algo melhor. A surpresa foi que o meu timbre ficou
pior ainda. Este fato despertou-me o interesse em estudar a sequência e,
principalmente, a qualidade do sinal gerado na guitarra. E como não
existia a rede web e o Google ainda engatinhava, o meu aprendizado neste
tema foi lento e difícil devido à falta de livros ou artigos
específicos. Quem sabia, guardava o conhecimento para si e não dividia.
Desta forma, descobri que PEDAL NÃO FAZ
MILAGRE, ou seja, efeito algum vai suprir a falta das frequências que
seus cabos “mataram” ou pela má qualidade de seu amplificador, guitarra,
captadores ou cordas. Outro acessório a parte é a fonte que alimenta os
pedais: se não for de boa qualidade, irá contribuir com ruídos e
funcionamento inadequado do efeito do pedal. Hoje em dia continuo
buscando novos timbres, mas também busco um preço justo para meus
instrumentos e acessórios, sem ter que apelar para fornecedores e sites
duvidosos.
Após esta breve introdução vamos falar
sobre a ordem dos pedais. Vale a pena lembrar que existem basicamente
dois tipos: analógicos e digitais, que podem ser misturados sem problema
algum. Não abordarei neste post os multi-efeitos conhecidos como
pedaleiras. Todavia, se vocês pedirem, eu coloco este tema em pauta para
os posts futuros.
Bem, a primeira resposta para a
pergunta: existe ordem para pedais é: NÃO. O que existe são
recomendações e cabe a você trocar a ordem e verificar se o timbre te
agrada.
Uma recomendação básica que encontramos em qualquer literatura ou fóruns de discussões seria:
Guitarra: → Afinadores → Dinâmica ou Filtro (Booster, Wah-Wah, Compressor) → Drives (Overdrives, distorções) →Frequências (Equalizador) →Modulações (Phaser, Flanger, Chorus) →Ambiência (Delay e Reverbs).
Abaixo temos uma recomendação esquemática básica:

A fabricante japonesa Roland, que fabrica os pedais da marca BOSS, divulga a sua recomendação no gráfico abaixo:

Uma breve explicação, em ordem na cadeia de pedais, sobre cada tipo que podemos ter:
Afinadores: Este pedal
geralmente é colocado no inicio da cadeia, recebendo o sinal mais puro
para facilitar a interpretação correta das notas tocadas. Muitos pedais
afinadores podem funcionar como mute para a troca de instrumento. Outra
opção seria usá-lo em um AB-box.
Filtros: São exemplos
deste tipo de efeito os Auto-wahs e Wah-wahs. Este tipo de pedal pode
ser usado antes ou depois da Distorção ou Overdrive. Particularmente
prefiro antes, o efeito é mais natural e não tem frequências “gritantes”
devido ao aumento de ganho da distorção ou do drive.
Compressores: Como este
efeito tem a função de aumentar a sustentação e trabalhar mais com a
dinâmica do instrumento é recomendável que fique no inicio da cadeia.
Além disso, colocá-lo após a Distorção ou Overdrive com certeza
aumentará os ruídos e microfonias.
Drivers e Distorções:
Logo após os efeitos limpos e os filtros, podemos começar a posicionar
os pedais de ganho. Não existe uma regra sobre como ordenar vários
pedais de Drive ou Distorção. Eu prefiro colocar antes o Drive e depois
os pedais de distorção. Nessa “praia” de Drive e Distorção existe uma
infinidades de pedais, cabe a você experimentar e achar um que te
agrade. Hoje em dia é muito comum reviews de pedais na internet, mas
admiro os realizados por americanos e europeus que demonstram o produto
de forma clara e honesta para aguçar a sua vontade.
Boost: Teoricamente
este pedal pode ser usado em qualquer lugar da cadeia e tudo dependerá
de seu objetivo. Se quiser usar como um aumento de sinal para compensar
perdas anteriores como cabos longos. Eu geralmente coloco ou no início
da cadeia. Se a ideia é aumentar o volume para solos coloque-o no final
após as Distorções e Overdrives, mas antes do Delay.
Noise Gate: Nós sabemos
que quanto mais pedais de ganho colocarmos na cadeia, maior será o
acúmulo de ruídos. Neste caso eu costumo associar na cadeia um Noise
Gate após os pedais de Overdrive ou Distorção. A sua função é silenciar
os sons que estão abaixo de um limiar determinado por você na
regulagem.
Equalização: A
equalização pode ser posicionada em qualquer ponto da cadeia. Se quiser
mudar a equalização do instrumento e depois aplicar os efeitos, coloque o
Equalizador no inicio da cadeia. Se desejar aplicar a equalização sobre
os efeitos, coloque-o no fim.
Pitch-Shifter/Whammy:
Pela minha experiência, estes efeitos devem ser colocados antes das
Distorções ou Overdrives, pois quando colocados após geram timbres que
não me agradam.
Phaser/Flanger/Chorus: A
maioria dos músicos usa estes efeitos de Modulação após a distorção,
mas muitos também usam antes. Vai depender novamente de seu gosto
pessoal e o timbre que você quer atingir. Mais uma vez afirmo: não tenha
medo e experimente para decidir o que mais lhe agradar!!
Volume: O Pedal de
volume depende de seu objetivo, mas alguns fabricantes indicam colocar
após o Equalizador ou após os Drives. Entretanto, muitos guitarristas
usam como primeiro pedal do set. Se colocarmos antes do pedais de Drives
e os pedais sendo analógicos poderíamos diminuir o Drive com o
acionamento deste pedal.
Delay: Este deve ser
usado como último pedal da cadeia, quando não se usar um pedal de
Reverb. Digo isso porque o objetivo do Delay é repetir o som como um
todo e colocar antes da Distorção trará sons desastrosos.
Reverb: Eu não acho que
os pedais de Reverb devem ser ligados na cadeia, porque na minha
opinião devem ser adicionados no send/return do amplificador. Caso seja
ligado na cadeia, você verá que é complicado controlar seu efeito junto
com pedais de distorção e modulações, mas ligue-o após o delay. Eu
sinceramente prefiro o reverb do amplificador, mas posso mudar de ideia
caso experimente um Reverb handmade que me agrade. Como pode ver, eu
ainda continuo procurando efeitos que me surpreendam.
Como considerações finais, gostaria de
enfatizar que as fotos de pedais colocadas são apenas ilustrativas e
muitos destes pedais eu nunca os testei, portanto não são sugestões.
Claro que os pedais X-Killer (micro-pedais distribuídos pela SANTO ANGELO), que ajudei a desenvolver, são altamente recomendáveis, mas insisto que os testem antes para conferir se o timbre agrada.
Outro ponto importante diz respeito ao
numero de pedais que você pode montar em um pedalboard. Tente colocar o
mínimo possível para alcançar o seu timbre preferido, porque quantidade
necessariamente não quer dizer qualidade. Alguns fabricantes costumar
ter padrões próprios de alimentação dos pedais por ele fabricados e se
for esse o seu caso, você vai ter outro grande problema para resolver,
que é sobre a melhor fonte a ser adotada. E por falar em fonte, não
economize na do seu pedalboard porque, mais uma vez, o barato pode sair
caro e trazer muito ruído para o sinal.
Em posts futuros continuarei abordando
sobre pedais, inclusive sobre fontes e controladores de pedais, pois
também é uma maneira de diminuirmos ruídos e facilitarmos o uso, e no
caso do controlador, sem termos que “sapatear” para ligar uns e desligar
outros.
Um grande abraço a todos.
Fonte: http://blog.santoangelo.com.br/existe-uma-sequencia-correta-para-ligar-os-pedais-de-efeito/
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