Amplificadores valvulados

Timbres clássicos e suas características
O objetivo desta matéria é transpor com
palavras as linhas gerais dos diferentes timbres de amplificadores
valvulados. Vamos nos concentrar nos modelos clássicos, assim
considerados pela época de sua criação ou som diferenciado.
Amplificadores valvulados possuem
identidade e aplicações distintas, e o prévio conhecimento das
características de cada um é necessário para uma boa compra, aos ouvidos
e bolso. Outra ferramenta útil é a pesquisa de sites de avaliação de
equipamentos (ex. Harmony Central), onde usuários relatam suas experiências e resultados.
Atualmente temos grande e excelente
fabricação de válvulas, garantindo a produção de novos modelos pela
indústria e peças de reposição de qualidade, seja por mérito da partição
da URSS ou do poder industrial da China (nunca se vendeu tanta válvula no mundo, e a cada ano temos novos recordes).
Grande parte dos ditos novos modelos de
amplificadores valvulados para guitarra são inspirados ou descendem
diretamente daqueles tratados neste artigo. Pode-se dizer que,
excluindo-se a sonoridade "hi-gain" que é nitidamente um
fenômeno moderno, os aparelhos ganharam em funcionalidade e recursos,
mantendo o fundamento do som nítido e orgânico das válvulas.
Com o objetivo de manter as referências
dentro daquilo que é fundamental conhecer, limitaremos os modelos
analisados para melhor compreensão de sua sonoridade básica e sua
aplicação a cada necessidade.
Fender Twin Reverb

Com suas pesquisas, Leo Fender conseguiu
chegar a uma equalização que deixava o som da guitarra bonito e
agradável, destacando-o na música. A sonoridade do Fender Twin Reverb
está fundamentada nas válvulas de saída tipo 5881 (tetrodo de potência
com feixe dirigido similar à atual 6L6), além da série 12ax7/12at7 na
seção de pré-amplificação (preamp)1.

No Brasil a Giannini fabricou os modelos
Tremendão (com sua reedição em 2006) e True Reverber claramente
inspirados no esquema deste modelo e variantes.
Ainda nesta linha, existem modelos Fender com a mesma seção de pré-amplificação (preamp) e válvulas 6V6 na seção do amplificador de potência (power)2 que conferem menor potência de saída e maior compressão em altos volumes.
Fender Bassman
Diferente do modelo anterior, o projeto
Fender Bassman (originalmente em versão combo 4 x 10 para baixo
elétrico) já apresenta alguma "má intenção" de nascença. Seu "preamp"
- ainda soando limpo, é capaz de entregar alta carga de distorção
harmônica com compressão dos picos, o que o diferencia do som quase estéril do projeto Twin. Desta forma, o Bassman
destacou-se para os guitarristas de blues e posteriormente deu origem
ao grande fabricante de modelos para rock (Marshall). Sua equalização
tem um circuito específico com atuação em pontos distintos, e a
comparação evidencia um destaque das freqüências médias neste modelo.
Apesar das diferenças, este amplificador
aceita muito bem os pedais, somando ao efeito sua saturação leve e bem
equilibrada. Já com pedais de boost ligados na entrada deste
amplificador teremos um belo overdrive controlável na intensidade da
palhetada.
Este modelo seguia originalmente com válvulas 12AY7 e 12AX7 no "preamp",
além de válvulas 5881 na seção power, e tornou-se fonte básica de
projeto para a maioria dos amplificadores de guitarra e baixo fabricados
desde então.
Como versão nacional temos o Giannini Thunder Sound, em versões de baixo e guitarra.
Marshall JTM / Plexi


Em baixos volumes estes amplificadores
se comportam muito bem, cedendo espaço para booster de volume ou pedais
de overdrive para conseguir saturações em volumes moderados. Já em
altos volumes eles rugem pesado dado as suas características de
saturação, carga harmônica e a acertada equalização com médios em
destaque e graves controlados. Bandas de rock dos anos 70 e início dos
80 podem ser tomadas como exemplo dessa sonoridade, especialmente ao
vivo.
Outro item fundamental nos projetos
Marshall foi a padronização dos conjuntos de caixas com 4 falantes de 12
polegadas, que aumentam a eficiência do sistema nos graves e
médio-graves (efeito "punch" ou pancada no peito). Complementam
a receita, transformadores feitos de forma marginal às técnicas e baixa
filtragem de fonte, garantindo um efeito de compressão em altos
volumes.
Estes modelos caracterizam o timbre limpo Marshall, da forma que ela assim o interpreta.
Marshall JCM800
Após uma década de hegemonia Marshall
nos palcos, percebeu-se que mais ganho (e por conseqüência maior
controle dos graves) seria necessário para os anos 80. Com esse objetivo
foi lançado o JCM800, modelo com médios agressivos e graves contidos,
mas garantidos por generosas caixas 4 x 12. É um modelo de sonoridade
própria e o uso com pedais deve ser cuidadoso, já que apesar do moderado
ganho que apresenta, não dispõe de loop de efeitos nos modelos básicos.
Logicamente trabalha com válvulas 12ax7 no preamp e EL34 no power,
apesar de algumas versões serem equipadas com válvulas 6550 nesta
posição. O JCM800 é o ponto de partida da maioria dos projetos de
amplificadores de alto ganho modernos, e muitos modelos da linha Laney
são fundamentados nele.
Marshall JCM900
Descendente do JCM800, este modelo conta com um estágio de "hard clipping"
(limitação brusca de amplitude da onda) por diodos de silício, que
corta os picos do sinal, comprime fortemente o timbre e entrega altas
doses de harmônicos altos (distorção arenosa e aguda). Amado por muitos e
odiado por tantos outros, continua sendo uma referência em estilos como
metal, punk e hard rock. Como recurso extra dispõe de canal limpo com
ajustes separados, permitindo bom casamento com pedais.
Poucos fabricantes assumiram o uso de "hard clipping"
em seus amplificadores valvulados (há quem considere o JCM900 como um
híbrido por conta deste detalhe), mas no mercado nacional temos alguns
modelos Meteoro com esta opção.
Tal como seu antecessor o JCM900 usa válvulas 12ax7 e EL34.
Amplificadores de estudo em baixa potência
Nos pequenos modelos ditos de estudo temos geralmente uma seção de "preamp" limpa, com poucos controles e um estágio de potência em Classe A operando em "Single-Ended", onde somente uma válvula é responsável por reproduzir toda a onda de áudio.

Para aplicações em ensaios e shows o limitado "headroom" pode ser um problema, a não ser que se conte com sistema de reamplificação no palco.
Exemplos de modelos nessa classe são: Fender Champ, Vox AC4, Giannini Mini Mighty e muitos modelos fabricados pela Gibson.
Vox série AC
Partindo de alto-falantes específicos
(cotados a preço de ouro hoje em dia), grande parte da sonoridade dos
Britânicos VOX vem das válvulas de saída EL84 (pentodos de saída com
soquete de 9 pinos), com seu timbre macio, bonito e altamente "saturável" no sentido rock´n´roll
da palavra. Pode-se claramente ouvir seu som nos primeiros discos do
Led Zeppelin, Queen e logicamente Beatles (que só usavam VOX ao vivo,
por força de contrato), entre outros.
Modelos com essas válvulas de potência
terão sua sonoridade afetada em altos volumes (médios salientes e
ardidos, com boa compressão), e por isso pedais de modulação e ambiência
podem ter resultados diferentes nessas circunstâncias. Já pedais de boost e overdrive geralmente soam muito bem com as EL84.
Derivam desta linha de projeto alguns
pequenos modelos da Laney, Fender Blues Junior, Orange Tiny Terror e a
série Peavey Classic.
Esperamos que o artigo contribua no
entendimento e escolha do valvulado ideal para os sons desejados, e que
eles atuem como ferramentas na expressão da arte de cada músico.
Pedrone
- --------------------------------------------------
- 1Pré-amplificador ou Preamp: É o estágio de um amplificador de áudio que recebe o sinal da fonte sonora, tais como o gravador cassete, o receptor e o toca-discos de baixo nível e corrige-o, entregando em sua saída um sinal suficientemente elevado para excitar o amplificador de potência. (Fonte: Wikipédia)
- 2 Amplificador de potência ou Power-amp (power): É o estágio de um amplificador de áudio ou de RF (radio frequencia) que eleva o sinal de áudio ou de RF fornecido pelo pré-amplificador ou oscilador a um nível de tensão e impedância adequados para funcionar as caixas acústicas ou antenas transmisoras. (Fonte: Wikipédia)
- Fonte: http://www.rogeriocouto.com.br/blog/dicas/amplificadores-valvulados
Nenhum comentário:
Postar um comentário